quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quantos anos você tem?

Estava outro dia no aniversário da minha amiga, então, perguntei:

- E ai? Está fazendo quantos anos?

-Ai, que coisa mais feia perguntar a idade. Sua mãe não te ensinou que não se pergunta quantos anos uma pessoa tem, não?

- O que a educação tem a ver com idade? Não entendi. Então, tá! Em que ano você nasceu? Ficou mais educado?

Já tem dois meses que minha amiga me bloqueou no Facebook e não atende minhas ligações...

A idade não é algo que todos temos? Não é o mesmo que perguntar o nome?  Muito escândalo por nada...Chamo isto de “tempestade em copo d'água”. 
    
Hoje em dia já existe até a Quarta Idade, descobri isso conversando com a minha avó.

-Eu estou na Terceira Idade! Você sabia que hoje em dia já existe a Quarta Idade?

- Ah é?

- Sim, é o superlucro, acima dos 80. Eu estou no lucro com mais de 70!

- E depois do 100? É o quê?

- Ah, aí é bônus, um extra, não sei...

Hoje, estamos vivendo mais tempo, e do jeito que as coisas vão, irão inventar a Quinta Idade, depois dos 100 anos. 

Não entendo por que existem pessoas que mesmo com os anos passando não falam a idade real. Conheço uma mulher que morreu com 60 anos, isso é o que ela dizia, vinha ano e saía ano e ela estava com 60. Só se for em cada braço e perna, porque com aquela aparência não teria 60 nem em seus mais belos sonhos. No dia do seu enterro descobri que na verdade ela tinha 87, isso porque a filha dela teve acesso à identidade da mãe, trancafiada num cofre escondido atrás de um quadro. Levou um susto, coitadinha...

Mas enfim, se perguntarem minha idade eu digo. Digo que não direi. Se ninguém gosta de dizer, por que só eu tenho que dizer? Não insistam porque isto é falta de educação.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Comprando minha passagem para a Lua

Estou anunciando a minha partida porque, em breve, não estarei mais aqui! Estou me mudando para a Lua. Cansei da Terra, cansei das pessoas e, acima de tudo, cansei da falta de respeito. 

Sempre me dizem que sou muito nova para estar tão estressada. Penso que essas pessoas é que estão velhas demais e por isso estão conformadas. Na verdade, torçam para não me conhecerem velha, porque darei trabalho.

Decidi tomar essa drástica decisão de ir para a Lua por causa de um acontecimento que foi o estopim de tudo. 

Estava indo de metrô para a nutricionista, saltei na última estação e, quando quis sair do vagão, fui impedida por pessoas que estavam tentando entrar. 
Foi aí que tudo começou...
 Após passar por uma mulher que me empurrou para entrar, eu dei o troco e a empurrei para sair.  Um homem com o triplo da minha altura (o que não é muito difícil...) e o triplo da minha largura (o que já é um pouco mais fácil...) me deu outro empurrão e me criticou por ter empurrado a mulher que me empurrou primeiro.
Lógico que revidei o empurrão e passei o resto da tarde atordoada, até me perdi no caminho da nutricionista.

Depois disso fico pensando como será na Copa (é...eu também me  faço esta pergunta).  É simples, não será. No mínimo, o povo brasileiro, que se acha superssimpático (nunca concordei com esta teoria), perderá esse posto de país amigável. Passará a ser tachado como o “sem educação” (aí, sim! Super concordo). 
Se tudo der certo, não estarei aqui para ver tudo isso. Estarei tranquila na Lua, e com certeza com muito chocolate. E quem sabe um dia eu volte, quando tudo estiver mais tranquilo...Então,  até qualquer dia desses.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Noite fria de inverno

Era inverno, era noite.
Estava escuro e frio,
me enrolei no edredom, 
tomei uma xícara de chocolate e me deitei esparramada no sofá.
Esperava, enquanto esperava, pensava.
O que estaria esperando? 
Esperava o nada,
é, bem assim, deitada e esperando o nada.
Só descansava, quem sabe?
Não sei.
Olhei na janela para o céu.
Era uma noite fria mas estrelada.
Era diferente, porque pela primeira vez não pensava em nada,
ou pensava em tudo?
Mas permaneci assim, deitada, olhando para o céu até o amanhecer.
Uma beleza de nascer do sol.
Ainda não pensava em nada, quem sabe em tudo?
Só me lembro que não dormi, 
fiquei aflita. 
Em algumas horas teria que me levantar e voltar ao batente.
O sono começou a se aconchegar,
já era, dormi.
Até a noite, 
sonhando com o nada e com o tudo.
Para na mesma noite permanecer olhando para aquele céu estrelado,
e pensar no tudo,
ou no nada?

terça-feira, 14 de maio de 2013

O preconceito não cabe mais

Preconceito é algo enraizado em nossa sociedade, onde cada um quer impor à força a sua opinião. Por exemplo, o casamento gay. O que isso afeta na vida de quem é heterossexual? Que eu saiba, nada. Ninguém vai virar gay se o casamento for permitido. É a mesma coisa que dizer que todos seremos heteros porque o casamento entre pessoas de sexo oposto é aceito.

A liberdade de expressão é permitida, porém ela cessa quando isso fere o respeito ao próximo. Ninguém é obrigado a concordar com nada, mas somos obrigados a respeitar a opinião alheia.

Estamos no século XXI, mas com pensamentos do século XVIII. Parece que ficamos estagnados no passado, porém nossa sociedade mudou, mesmo que alguns ainda parem no tempo e não queiram aceitar a verdade. 

Além disso, ainda há o preconceito racial. Existe algo mais arcaico do que isso? Fala sério, não cabe mais neste século, neste planeta, esse tipo de preconceito. Temos cores de pele diferentes, mas somos todos iguais por dentro. A única coisa que nos difere um dos outros é o cérebro (que uns parecem insistir em não usar). O que uma pessoa negra tem diferente de uma pessoa branca? NADA. O que importa realmente é o interior, sua personalidade, sua beleza interior e mais nada!

Outra coisa que não cabe mais é o preconceito religioso. Cada um de nós tem suas crenças e devemos respeitá-las, mesmo não concordando. O mundo é feito de pessoas com diferenças religiosas, sexuais, raças étnicas. Porém, entre todas as diferenças, o respeito é fundamental.

Enfim, esse preconceito todo é totalmente descabido, não cabe mais em ninguém. Favor ter respeito com o próximo já que ninguém jamais será igual a ninguém.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Férias pra quê?

Brasileiro adora um feriado, também, quem não gosta? No entanto, aqui no Brasil, o que mais temos é feriado. 

Como o de São Jorge, por exemplo. Mas afinal, não estamos num país laico? Eu não sou devota de São Jorge, então por que tenho que ter esse feriado? Alguém me explica?


E o feriado de Zumbi,  acho legal ter um dia da consciência negra, mas precisa de um feriado para se conscientizar?

Se é assim, o mais certo seria termos feriados de todas as religiões. Concordo que seria uma bagunça, mas uma bagunça justa. Só que Brasil e justiça raramente se encontram.

Aqui estamos, em pleno feriado, desta vez, internacional, o dia do trabalho. 

-Hã?  No dia das mães ninguém deixa de ser mãe, no dia dos pais ninguém deixa de ser pai, no dia dos namorados ninguém vira solteiro (eu sei, temos muitos dias de alguém), então por que no dia do trabalho ninguém trabalha? Não é para isso que existem as férias?

Talvez o pior problema nem seja o feriado em si, mas os enforcamentos que, cá entre nós, não tem muito um porquê. Se o feriado é terça, então não trabalhemos na terça, agora emendar com a segunda não tem sentido nenhum. E quando é quarta? Por que emendar no resto da semana? Até concordo que a semana de trabalho não é lá tão agradável, mas já temos feriados demais para enforcar o resto da semana, né!?

Tudo bem, eu também amo um feriado, mas com tantos no calendário chegará um dia que não precisaremos mais tirar férias. De qualquer forma vou lá curtir meu feriado. E quando será o próximo mesmo?