quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Peixe no mar sem água

Um dia senti falta de ar. Como assim falta de ar?
Ar é o que não falta. ( Seria a mesma coisa dizer que um peixe no mar sente falta de água?)
O ar estava todo ali, eu é que não o alcançava.
O ar é que sentia a minha falta.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você viu?

É tudo assim, complicado, desalinhado, embaraçado. Linha torta pode ser reta, depende do lado que você olhar. Quadrado pode ser bola, é preciso achar uma bola no quadrado. Entender a coreografia da dança parada. Achar calor no inverno, frio no verão. Não precisa ser louco, basta ser compreensivo. Nem tudo é o que achamos que é. Dois mais dois podem ser quatro, mas há quem ache cinco, ou até seis, cem. Não sei. Eu sei, eu também. Mas há quem não. Podemos ver com os olhos ou com o nariz. Cheirar com o ouvido  ou pra você a música não tem odor? Não tem fedor? Não sente o gosto de bolo solado só pelo cheiro? Nunca brincou com o sexto sentido? Nem chorou com um sorriso? Pois é. Eu já. Eu brinco. Não vejo, eu sinto. Não sinto, eu vejo. Você nunca comeu com os olhos? Viu com a alma? Sorriu com a lágrima? Já amou matemática? Já odiou a física? Não entendeu a história? Brincou de escrever? Eu já. Já fiz história. Já vivi história. Não há quem nunca tenha sonhado. Não há quem nunca tenha sentido. Não há quem nunca tenha sorrido. Se há não é. Se há não existiu. Já teve infância? Gosto de infância é igual a cheiro de terra molhada, de comida caseira, de sonho realizado. Compreende? Eu não. Nem eu. Mas eu sim. Já encheu bola? Já sorriu de tanto chorar? E chorar de tanto sorrir? Já amou o espelho? Já lhe odiou? Saiba, é reciproco. Quebre o espelho. Olhe para ele. Você não está partido? Reflita. Ele reflete. Já nadou num mar sem onda? A sujeira não ficou? E num mar com onda? A sujeira não voltou? Tudo é reciproco. Não percebeu? Minta. Acreditou? Não precisa ser louco, basta ser compreensivo. Já não disse isso? Não sei. Eu sei. Eu também. Tá repetitivo? Sim. Não. Me esqueci. Mas não esqueça. É reciproco. Não entendeu? Como não? Leia de novo. Já leu? É tudo uma questão de ponto de vista, quem não tem, não existiu.Cansou? Eu também. Acabei.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um grito de socorro







Pedi por justiça, ignorado
Clamei por justiça - e eu com isso?- Foi a resposta que me deram
Gritei por justiça, mandaram-me calar 

Sou só mais um, em meio a multidão
Quem dá ouvidos a esses pedidos?

Tenho liberdade de expressão,
mas do que adianta?

Estou numa democracia.
Democracia? Está louco?

Estou louco e 
eles estão cegos.

Querem me calar,
mas eles estão surdos.

Querem me matar.
Morri.

Tudo que você pensa pense ao contrário


                                                                                 
Um dia (como todos os outros...), eu estava zapeando pelo Facebook, apenas passando o olho no mural, quando me deparei com um post de um livro sobre criatividade. Sempre gostei muito da área de criação, talvez porque a minha cabeça funcione como uma máquina, não para. Então, o resumo do livro é exatamente sobre isso: ser criativo, e se chama "Tudo que você pensa, pense ao contrário".
 
Resolvi ir até uma livraria para comprá-lo, porém precisava de um "patrocínio", isso mesmo, não tinha dinheiro, como a maioria das pessoas da minha idade que não tem trabalho (falando nisso, lembrei que preciso de um). Enfim, não consegui a grana, pois meus pais, simplesmente não quiseram bancar. Resolvi, então, ler ali mesmo, na livraria. Sentei no chão e devorei o livro.
 
Não sou muito de ler...Sinceramente? Não sou nada de ler, mas me interessei pelo assunto e, além de uma leitura fácil e rápida, tem muita ilustração (como eu gosto) e letras grandes, porém cheio de conteúdo.
 
O livro fala de o quanto devemos ousar para ter sucesso. Não siga os padrões, eles são chatos e o levam sempre a um lugar óbvio. Seja autêntico! Seja diferente! Faça o outro ter uma impressão que pode até não ser tão boa, mas que seja alguma impressão. Os grandes sucessos vieram de ideias que no começo eram vistas como fracassos, foram feitas por pessoas que ousaram e causaram.
 
Esse livro me fez pensar o quanto é preciso ir atrás do que você quer, é clichê, mas é verdade. Uma ideia só é válida se você ousar e colocar em prática, se não, será só mais um monte de "papéis rascunhados" na sua cabeça.
 
Outra coisa que achei interessante no livro foi que se você achar que tem um problema pense " Isso pode me matar? Se não, não é um problema". Então não esquente sua cabeça com nada. Ouse, cause e se permita errar, pois com um erro se faz um acerto, porém o contrário não é verdadeiro.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nuvem que chora


Chove quando as nuvens já estão saturadas de água. Já, nós, choramos quando nossos corações já estão carregados de sentimentos.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Metaforicamente

Descobrir a amizade é como encher um balão de gás.
Você vai depositando todo o seu ar até ele estourar.
Só que não some, sempre sobra algo,
em que quanto mais você estica mais sensível fica,
podendo rasgar para sempre.
E não adianta tentar remendar,
pois não voltará a ser o mesmo.
Por isso, quando for encher um balão,
tente não alimenta-lo com todo seu ar,
porque se ele se for, irá por inteiro,
e enfeitará o céu de lindas cores.

Lágrimas

Chorar,
chorar pra afogar as magoas,
chorar pra esquecer,
chorar pra parar de sofrer.
por que chorar?
chorar pra aprender,
chorar pra amadurecer,
chorar pra poder se acalmar.
mas chorar por que?
chorar pra viver,
chorar pra crescer,
ou simplesmente chorar por chorar...

A Poesia das Palavras

Palavra
Mas que palavra?
Qualquer palavra
A palavra escrita, a palavra dita
São apenas palavras
Mas e a palavra inventada?
É só mais uma palavra,
São sílabas já existentes
juntas, harmoniosamente
E o palavrão?
Também mais uma palavra,
dita ou escrita por um furacão
As palavras não dizem tudo
É preciso desvendá-las
A palavra ódio pede o amor
A palavra tristeza pede alegria
E a palavra solidão pede apenas uma companhia
Mas são só palavras
A palavra verdadeira não pode ser ouvida ou dita
Só pode ser sentida
Não é preciso dizer amor para saber que está sendo amado
Não é preciso dizer com palavras
Esse é o verdadeiro mistério das palavras
Palavras soltas são apenas pensamentos denunciados,
pronunciados,
formando uma poesia
A poesia da palavras
Ditas ou não ditas
Mais uma palavra
Palavra

A Dor da Saudade

Dói,
dói saber que não estará mais aqui
Dói lembrar
Dói,
dói a saudade que ficou
A dor que escorre pelos olhos
Dói,
dói a dor da saudade.

Corrente Quebrada

Os elos da corrente são unidos,
todos presos, todos juntos.
Quando um elo se quebra não existe mais corrente,
ficam-se apenas elos.
Elos comuns,
mais nada.
Só o nada.
Você tocará no coração de alguém quando conseguir faze-la sorrir.

Dinheiro x Felicidade


Se você tiver dinheiro você sobrevive, se tiver felicidade você vive...

Moça Bonita

Via uma moça sentada na calçada,
na quinta avenida.
Ela era bonita, 
a moça,
mas estava triste.
Então resolvi me aproximar,
sentei ao seu lado.
- O que houve moça bonita? 
O que faz aqui sozinha?
Nenhuma resposta.
Voltei a perguntar
- Por que estas aqui tão só?
Mais silêncio
Parecia que ela não queria conversa,
então resolvi deixá-la só.
O dia passou,
voltei a noite na mesma avenida
e a moça bonita continuava lá.
Então resolvi tentar mais uma vez.
- Moça bonita, porque não fala comigo?
Mais silencio...
Achei que era hora de desistir,
afinal ela não me respondia.
Me virei, pronta pra ir embora
e deixá-la só,
se não quer companhia.
A moça bonita se virou e me falou.
-Espere, não é que não quero falar com você,
apenas não posso.
-Mas por que não?
-Porque eu sou você,
se quiser saber sobre mim é só perguntar a si mesma.
Me espantei.
-Como assim? Você tá ai e eu aqui? Não somos a mesma pessoa...
-Eu sou a sua alma,
se me vê como uma moça triste é porque você está triste.
Se me quiser de volta, é só me chamar que eu voltarei a você.
Se quiser continuar a sofrer, não poderei voltar a falar contigo.
-Mas eu quero ver você sorrir, quero você de volta.
-Entao é só deixar a paz entrar,
é fácil, eu voltarei assim que estiver preparada pra me receber de volta.
Então a moça bonita sumiu,
mas não sumiu completamente,
se quiser encontrá-la,
é só senti-la,
pois ela sempre estará dentro de você.