Há poucos dias fui a uma loja trocar um sapato. O vendedor me atendeu superbem, tudo tranquilo, até eu avisar, ao final de experimentar os sapatos, que era uma troca.
-Por que a senhora não me avisou antes?
- Me desculpe, eu realmente nem me toquei.
Certamente, ele ficou chateado porque era uma troca e não receberia comissão, mas depois que me desculpei, ele não tinha que falar mais nada, na verdade, ele não tinha que falar nada nem antes, no máximo pedir para, na próxima vez, avisar antes que era uma troca. Mas ele não parou por aí.
Certamente, ele ficou chateado porque era uma troca e não receberia comissão, mas depois que me desculpei, ele não tinha que falar mais nada, na verdade, ele não tinha que falar nada nem antes, no máximo pedir para, na próxima vez, avisar antes que era uma troca. Mas ele não parou por aí.
- A senhora tinha que ter avisado antes, todo lugar tem um esquema de troca.
- Eu sei, mas não me lembrei, desculpe…
- Sinceramente, minha senhora!
Troquei o sapato e saí da loja humilhada. Depois disso, refleti o quanto tratam mal os consumidores de uma forma geral. Por mais que eu estivesse errada (e acho que não estava tanto assim) o bom vendedor deveria avisar o procedimento correto de troca e não emburrar a cara e destratar a cliente. Sabe lá, se eu posso voltar e comprar novos sapatos e até procurá-lo, em decorrência do seu bom atendimento?
Existem lojas em que entramos e temos a impressão que os vendedores ficam torcendo para que saiamos logo, sem perguntar qualquer coisa. Eu sei que é um trabalho em que se ganha pouco, mas os clientes não têm culpa.
Ninguém gosta de entrar em algum lugar e se sentir como se não estivesse ali, tipo invisível. Infelizmente, muitas lojas não querem saber de treinar seus vendedores para que atendam bem aos clientes, só pensam no lucro. O resto é o resto.
Muitas vezes nos sentimos inseguros e até mal por entrar numa loja. Algo estranho de se sentir, afinal a loja vive de seus clientes e pagamos pelo que consumimos, então como pode ser isso? Os vendedores não estão nos fazendo um favor em nos atender bem, ao contrário, nós que é fazemos um favor de escolher a loja onde comprar, afinal, nada é de graça.
Se hoje chegamos a esse ponto de indiferença, vou usar o velho jargão “imagina na Copa!”. Só gringo que terá vez…Mas será que eles vão consumir como nós?
Quem viver, verá…