quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Elas e Eles

Outro dia, deparei-me com a seguinte situação, ou passava na frente de um bar (cheio de homens, praticamente bêbados) ou atravessava a rua. Preferi atravessar a rua, mas não pude deixar de pensar o quanto a mulher muda de roupas e de rumos só para não ser assediada.
Angustia-me não o fato de ser mulher, mas ser mulher nesse mundo machista. A mulher não anda apenas com medo de ser assaltada, mas também de ser estuprada. Todo o dia ela é julgada, desde a forma de se vestir até pelo jeito de andar. De comportada a vulgar (quem precisa de rótulos?).
Uma vez, um homem me falou que meus olhos eram bonitos. Levei como elogio, pois vejo uma mulher falando isso para outra. Agora não vejo uma chamando a outra de “delícia” e nem que “quer ser o sorvete que a outra está lambendo” porque isso não é elogio, é grosseria.
Por que toda a propaganda tem que ter uma mulher gostosa no meio? Bebida é sempre associada a mulher gostosa. Em programa de luta, como no UFC, sempre vemos mulheres exibindo corpos esculturais antes e entre cada luta. Torcedoras de futebol só servem se forem gostosas. Nunca vi homem sendo alvo de propagandas, tendo que exibir seus corpos para chamar atenção, por isso, nem julgamentos. O que faz eles serem diferentes delas?
Sempre que o produto for família, casa, cozinha, será designado a ela. Homem não se importa com a família, com a casa, cozinha? Se não, pelo simples fato de que há séculos o homem só é visto como o pai de família, quem consegue  dinheiro, trabalha e a mulher cuida da casa e dos filhos. Não está na hora de mudar?
Ele na cozinha é chefe de restaurante,
Ela é dona de casa.

Um comentário:

  1. Fique tranquila, essa mentalidade está mudando.
    Homem na cozinha está ficando muito comum. :)

    ResponderExcluir